Alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro se preparam para avaliações de nivelamento 

Publicado em: sexta-feira, 10 de novembro de 2017

As avaliações iniciam na próxima segunda-feira, dia 13, e seguem até o dia 30 de novembro

 

As avaliações de dança serão realizadas no Teatro Gebes Medeiros. Foto: SEC

Karla Mendes

Cerca de 1.200 alunos que estudam regularmente em cursos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro se preparam para as avaliações de nivelamento que acontecem todos os anos para os cursos de dança, teatro, música popular, erudita e artes visuais. As provas iniciam na segunda-feira, dia 13, e seguem até o dia 30 de novembro, quinta-feira, nas salas de aula de cada curso.

Após meses de treinamento, todos os alunos fazem os testes que funcionam em um ciclo: os veteranos passam para níveis superiores e as vagas remanescentes são oferecidas a novos integrantes, para o ano letivo seguinte. 

De acordo com Baldoino Leite, diretor do Núcleo de Dança do Liceu, as avaliações anuais começaram a ser aplicadas no ano de 2013 e tem por objetivo proporcionar aos alunos uma preparação para testes futuros.

“Nós entendemos que por meio dessa avaliação a gente prepara a base de alunos, ou seja, aqueles que ainda estão começando na arte para realizarem futuros testes na carreira, porque partir dessa avaliação a gente vai dimensionando o grau de dificuldade de cada nível do curso”, comentou.

Baldoino ressalta, inclusive, que as avaliações auxiliam professores e coordenadores de núcleo a estarem em constante revisita às ementas acadêmicas, nas técnicas que devem ser aplicadas e no desempenho de alunos.

Victor Lucas, de 19 anos, é um estudante de balé experimental que já participou de três avaliações de nivelamento. Ele conta que existe um nervosismo por parte dos alunos momentos antes da apresentação.

“Eu considero um preparo diário, porque apesar de ter as aulas durante três vezes na semana a gente pensa no assunto todos os dias. Penso tanto, que durante  o começo do ano eu nem lembro das avaliações, mas quando chega o fim de outubro já me dá aquele nervosismo, mas nada que atrapalhe o resultado, no final a gente se sente recompensado quando passa de nível”, contou. 

Para os cursos de dança, as avaliações acontecem no salão do Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube), 937, na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade e para os demais cursos os testes serão realizados no bloco A, B e G do Sambódromo, localizado na Avenida Pedro Texeira, 2565, do bairro Flores. 

Confira o calendário de avaliações :

Dança: 13 a 28 de novembro, de 8h às 17h

Música Popular: 21 a 27 de novembro, de 8h às 12h

Música Erudita – Sopros e Piano: 21 a 27 de novembro, de 14h às 18h

Música Erudita – Cordas: 27 a 30 de novembro, de 14h às 18h

Teatro: 27 a 30 de novembro, de 8h às 11h