‘Arquitetura do Corpo’, com o Corpo de Dança do Amazonas, estreia na abertura do Festival Mova-se nesta sexta-feira (1º)

Publicado em: quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Concebido pelo coreógrafo carioca Josias Galindo, residente na França, o espetáculo teve exibição preliminar em ensaio aberto na última sexta-feira (25), no Teatro da Instalação.

Foto: João Fernandes

O Corpo de Dança do Amazonas, grupo integrante dos Corpos Artísticos do Amazonas, estreia o espetáculo de dança Arquitetura do Corpo, na abertura do Festival Mova-se: Solos, Duos e Trios, que acontece nesta sexta-feira (1º), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento, este ano, acontece de 31 de agosto a 7 de setembro, nas cidades de Manaus e Boa Vista.

Arquitetura do Corpo, que tem direção artística de Getúlio Lima e coreografia de Josias Galindo, já deu uma pequena mostra do que seria no ensaio aberto realizado na última sexta-feira (25), no Teatro da Instalação. Na sua concepção, instiga sobre a identidade, morfologia, volume e cor da roupa que veste ou cobre o corpo. O corpo é a temática da montagem, que o revela como morada da alma, espelho do “eu”.

Getúlio Lima, que também é diretor do Corpo de Dança do Amazonas, afirma que a concepção do espetáculo é baseada na obra da colunista da revista Carta Capital, Aline Valek, e busca essa reflexão sobre pudores, dogmas e crenças. “Objetos que dominam, predominam no que quer esconder ou aparentar. Qual o significado dessa “carapaça” para nós? A roupa, o que ela representa? Qual o significado para o outro? Como eu sou? Como você me vê? O corpo vestido, tranquiliza. Um corpo nu torna-se vulnerável, assombrando com sua presença, constrangendo olhares”.

Outros questionamentos vêm à tona durante o espetáculo: como a roupa que nos cobre pode transmitir imagens errôneas, criar confusões, deturpar realidades? A roupa é um classificador social? “Diga-me como você se veste, que direi quem você é”.

A assistência de direção é de Branco Souza, e a coreografia é assinada por Josias Galindo, com assistência de Adriana Goes e André Duarte. A produção é do Casarão de Idéias, e o design de som é de Marcos Tubarão. A iluminação é de Diego Monnzaho, e o figurino é de Branco Souza e Maria Martins. Os intérpretes criadores do projeto são Adriana Goes, Ângela Duarte, Baldoíno Leite, Guilherme Moraes, Helen Rojas, Liene Neves, Mariluce Lima, Nonato Melo, Pammela Fernandes, Rodrigo Vieira, Rosi Rosa, Sumaia Farias, Valdo Malaq, Vanessa Viana e Wellington Marques.

A trilha sonora do espetáculo, também concebida por Josias Galindo tem Bach Preludio M1, de Marco Antônio Guimarães; Locomotion, do álbum Consumed, do DJ Plastikman; World to Comme 1 e 2, de David Lang, na interpretação de Maya Beiser ao violoncelo; Mind Encode, também de Plastikman;O Let Me Weep, de Henry Purcell; e Just (After the songs of songs), também de David Lang.

Josias Galindo – Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Josias Torres Galindo é coreógrafo, tendo começado a fazer teatro experimental com autores brasileiros e portugueses. Estudou Formação Clássica em Dança com Vilner David e Tatiana Leskova, no Conservatório Nacional do Rio de Janeiro. Foi bailarino do Teatro Municipal de Niterói e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de solista no Ballet der Stadtishen Buhnen Hagen, na Alemanha. Em 1990, mudou-se para Nantes, na França, onde criou a Compagnie Galindo, sua companhia de dança.

Corpo de Dança do Amazonas – Criado em 1998 para compor os corpos artísticos do Teatro Amazonas, o CDA tem a missão de contribuir e proporcionar o enriquecimento no plano da difusão cultural, com uma programação que visa a formação de um público crítico. Sua programação artística contém um repertório diverso, que abrange os múltiplos aspectos da dança contemporânea brasileira. Para isso tem realizado criações com a colaboração de artistas convidados do Brasil e exterior.

Serviço: Espetáculo Arquitetura do Corpo, com o Corpo de Dança do Amazonas, na abertura do Festival Mova-Se: Solos, Duos e Trios

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Data/hora: Sexta-feira, 1° de setembro de 2017, 20h

EntradaFranca

Classificação indicativa: 16 anos.