BEVD (2)

Histórico

Inaugurada em 28 de novembro de 2001, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira atende crianças de 4 a 10 anos, da educação infantil ao ensino fundamental (1° ao 5° ano), oferecendo serviços de biblioteca especializada, desenvolvendo diversas atividades como: visita guiada, mediação de leitura, hora do conto, oficinas de artes-educação, teatro de fantoches, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, jogos culturais e recreativos, exposições temáticas e atendimento, além de orientação à leitura e pesquisas escolares.

Atividades desenvolvidas

ESTAÇÃO DO CONTO – As atividades nesta Estação tem o objetivo de resgatar a tradição oral, de estimular a imaginação, a criatividade e a socialização, proporcionando as crianças momentos agradáveis de prazer e alegria no contato com o mundo mágico da literatura oral. Acreditando na importância do faz de conta, da fantasia e do encantamento.

ESTAÇÃO DA LEITURA E GIBITECA – Mediação e interação de leitura. Destinam-se à pesquisa, leitura de livros infantis, juvenis e gibis, com o objetivo de aproximar a criança do livro, enriquecendo seu vocabulário e estimulando o hábito da leitura. As crianças são orientadas por auxiliares de biblioteca para realizarem suas pesquisas escolares, como também outras atividades voltadas para a leitura.

ESTAÇÃO DA CIÊNCIA – Desenvolve atividades de apoio ao currículo escolar, com o intuito tirar da teoria e demonstrar de forma concreta as partes que formam o corpo humano, por meio dos modelos anatômicos e outros materiais didático-pedagógicos.

ESTAÇÃO DA ASTRONOMIA – Nesta estação, realizamos com as crianças uma viagem imaginária através do sistema solar, tendo como finalidade identificar e conhecer os planetas e as constelações que compõem o sistema solar.

ESTAÇÃO DO VÍDEO – Utilização de recursos audiovisuais como fitas VHS e DVDs para apresentação de histórias infantis e educativas, proporcionando maior informação e educação das crianças.

ESTAÇÃO DO TEATRO – Apresentações de peças infantis utilizando-se fantoches. Os espetáculos são realizados todas as quintas-feiras, das 9h às 10h, com grupos de teatro constituído por artistas locais.

ESTAÇÃO DAS ARTES – Com o objetivo de promover o acesso a todas as formas culturais, nesta Estação são realizadas oficinas de arte-educação, como pintura, recorte e colagem, mosaico, dobraduras, trabalhos utilizando sucatas, entre outros. As oficinas são voltadas para o público infantil.

ESTAÇÃO DA BRINCADEIRA – Brincar, correr, pular, resgatando antigas brincadeiras, despertando nas crianças o sentido da socialização, participação e interação. A estação dispõe de diversos brinquedos tais como: gangorras, escorregadores, balanços, cesta de basquete e casinha de boneca.


Fotos: Carla Lima/Expedito Neto/Airton Amorim

Eventos Realizados

JANEIRO – Colônia de férias

FEVEREIRO – Apresentação da biblioteca

MARÇO – Água

ABRIL – Dia Nacional do Livro Infantil

MAIO – Dia das mães

JUNHO – Copa do Mundo; Meio Ambiente.

JULHO – Dia da amizade; Dia do Escritor.

AGOSTO – Dia do Folclore

SETEMBRO – Semana do Trânsito

OUTUBRO – Semana das Crianças; Aniversário da Cidade de Manaus.

NOVEMBRO – Dia da Consciência Negra; Aniversário da biblioteca.

DEZEMBRO – Natal

Guia para visitas

Grupos acima de dez pessoas devem entrar em contato com Central Pedagógica antecipadamente para realizar o agendamento. Fone: 3215-4622

Horário de funcionamento

Aviso: De acordo com a Portaria n° 140, publicada em 23 de dezembro de 2016, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira funcionará apenas internamente e não atenderá o público, durante todo o mês de janeiro de 2017.

Segunda a Sexta, das 08h às 14h

Contatos

Telefone: (92) 3637-7397

Fax: (92) 3637-7397

Email: bemidiovaz@culturamazonas.am.gov.br

Site: www.facebook.com /bemidiovaz

Endereço

Rua DR. Almínio, 73, Centro Histórico

Estrutura Técnica

Banheiros disponíveis para visitantes gdfhgdfghdfgdf

Banheiros disponíveis para visitantes

Bebedouros disponíveis

Bebedouros disponíveis

Guias para visita

Visitas guiadas apenas com agendamento

Proibido consumir alimentos no espaço

Não é permitido consumir alimentos nos ambientes internos

Localização

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar