Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro

 

Foi instalada no prédio do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) em 2011, sob a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, como uma homenagem ao grande professor, pesquisador e autor de mais de 200 títulos publicados ao longo de sua vida até os seus 95 anos.

Neste espaço, pode-se encontrar mostruários com suas medalhas, troféus, condecorações, diplomas e alguns de seus objetos pessoais e instrumentos de pesquisa. Incluindo também sua coleção de arte sacra e um vasto acervo bibliográfico com cerca de 16.718 exemplares, envolvendo livros, periódicos, folhetos, fotos, cartas e mapas.

ACERVO

Seu acervo é classificado por Obras Gerais (11.291 obras) e Amazoniana (5.427) Abrange assuntos relacionados à história, geografia, cultura, ciências sociais e políticas, além de mensagens e relatórios de governo, teses acadêmicas, literatura, religião, obras raras, recortes de jornais, revistas, entre outros. Vale ressaltar que muitos títulos possuem dedicatórias de autores e/ou comentários feitos pelo próprio Mário Ypiranga.

Horário de funcionamento

Aberta de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Entrada Gratuita.

ENDEREÇO

Av. Silves, 2.222 – Distrito Industrial I, antiga Bola da Suframa, situada dentro do Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

CONTATO

Telefone: (92) 2125-5328

Email: bmym@cultura.am.gov.br

Acessibilidade

Acessibilidade para deficientes físico, visual e auditivo

 

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar