Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin

A Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin, inaugurada em 27 de novembro de 2001, está instalada no 1º andar do prédio da Casa da Cultura, edifício totalmente restaurado pelo Governo do Estado do Amazonas, através do Projeto Manaus Belle-Époque.

Ela tem o objetivo de dar suporte à demanda da Biblioteca Pública do Amazonas. Funciona agregada a uma Galeria de Arte Álvaro Páscoa (2º andar) e o Espaço Maestro Nivaldo Santiago/Coral (3º andar), que recebe os integrantes do Coral do Amazonas para estudos e ensaios.

Sua denominação homenageia o Padre Agostinho Caballero Martin “educador de um século”, segundo João Chrisóstomo de Oliveira.

A biblioteca tem como função principal servir de suporte aos estudos e pesquisas da comunidade no geral e auxiliar os professores das escolas municipais, públicas, particulares e universidades.

Sua missão é facilitar e desenvolver o gosto pela pesquisa, na busca incessante do conhecimento através de um acervo atualizado, dinâmico e de atividades culturais, que possam contribuir para o crescimento profissional e cultural dos usuários, funcionários e comunidade em geral.

Acervo

O acervo da Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin é composto por mais de 15 mil livros: didáticos, paradidáticos, referência, revistas, folhetos, artigos de jornais e revistas, que facilita nas consultas dos alunos no ensino fundamental (5ª a 8ª série), do ensino médio e superior.

Já a Galeria Álvaro Páscoa, mantém permanente a Exposição Didacta História da Arte – Da Antiguidade à Arte Pop, composta de 77 reproduções, sendo 64 pinturas e 13 esculturas das obras de arte dos maiores expoentes da pintura universal.

Aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Entrada Gratuita.

Rua da Instalação, 70 – centro – CEP: 69010-200 – Manaus/Amazonas