BP

Histórico

Aquela que se tem notícia como a primeira Biblioteca Pública do Amazonas foi instalada em Manaus, no consistório da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em 1871, ao tempo do Império do Brasil. A capital da província amazonense era ainda uma aldeia.

A biblioteca passou maior parte dos anos abandonada, disposta em pequenas salas de prédios emprestados, sem representar grande importância social.

A restauração do edifício-sede da Biblioteca, concluída em janeiro de 2013, mesmo sendo a mais ampla e completa, não pode ser considerada a primeira realizada no prédio. Construído no período de 1904 e 1912, ao tempo dos governos de Antônio Constantino Nery, Affonso de Carvalho e Antônio Bittencourt, o prédio próprio da biblioteca mereceu, ao longo dos anos republicanos, além de uma série de obras e serviços de conservação e reformas, uma completa recuperação após o incêndio de 1945. Também passou por restauração parcial na administração do governador Gilberto Mestrinho, em 1985.


Fotos: Giovanni Araújo

Atividades Desenvolvidas

Com a reinauguração do prédio e com o retorno de suas utilidades públicas, a biblioteca vem oferecendo aos seus usuários atividades contemporâneas, proporcionando serviços mais completos ao público em geral.

A biblioteca dispõe de uma Gibiteca, que além de levar cultura aos leitores, contribui para a divulgação da arte através das histórias em quadrinhos, servindo também como suporte para a inserção de jovens e adultos no mundo da leitura.

Também foi criado um espaço multiuso para a realização de palestras, exposições, autógrafos e divulgação de projetos voltados para a arte literária o que inclui jovens escritores e profissionais da área, tendo como base uma proposta pedagógica de arte-educação em projetos experimentais.

É oferecido acesso multimídia ao seu conteúdo, através de áudios, animações e vídeos de diversos temas, tornando algumas pesquisas mais fáceis por serem digitalizadas.

Os usuários contam com um detalhado projeto de acessibilidade que traz as sinalizações com leitura braile e desenho em libras.

Além desses serviços, haverá também os cadastros informatizados de clientes, controle eletrônico de acervos, empréstimos em domicílio, e integração com outras bibliotecas públicas do estado.

Imagem de Amostra do You Tube

Acervo

No andar térreo encontra-se a coleção de obras especiais/amazonianas e o serviço de atendimento ao cliente.

No Salão Thalia Phedra Borges dos Santos encontra-se o acervo de obras gerais, contemplando todas as áreas do conhecimento, ocupando cerca de 280 metros quadrados, com aproximadamente 35 mil volumes.

Já no salão Genesino Braga encontram- se os acervos das coleções amazonianas, de obras raras, obras especiais e mapoteca, ocupando um espaço em torno de 275 metros quadrados, com aproximadamente 32 mil volumes.

A biblioteca abriga ainda os acervos da Biblioteca Luso-Brasileira Ferreira de Castro, de Literatura, a Gibiteca e o Telecentro.

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta de 09h às 18h

Contato

Telefone: (92) 3234-0588

bpublica@culturamazonas.am.gov.br

Endereço

Rua Barroso, 57 – Centro Histórico | CEP: 69010-050 | Manaus – Amazonas – Brasil

[postcategoria categoria=’biblioteca pública’]
Estrutura Técnica


Localização