BTP

Histórico

Possui esse nome em homenagem à Thália Phedra Borges dos Santos, bibliotecária nascida em 1939, atuante direta na luta por melhorias nos serviços bibliotecários no estado do Amazonas, e falecida em 1983 aos 43 anos de idade.

A biblioteca fica situada no Centro Cultural Palácio Rio Branco. Especializada em Ciências Políticas, constituída de peças físicas e um alentado acervo em meio digital, reunindo textos, fotos e filmes. Está instalada à esquerda da entrada principal, e é composta de duas salas, sendo uma para o acervo físico e outra para leitura, homenageando, respectivamente, a Livraria Acadêmica, seus fundadores e sucessores, e o Dr. Eurípedes Lins.

O salão de acervo é composto por mobiliário da antiga Livraria Acadêmica, de Manaus, fundada em 1912 e cujas atividades foram encerradas recentemente. Fotos transformadas em painéis e mobiliário original da livraria, inclusive peças de adorno e decoração, cedidos gentilmente pela família Barata que foi proprietária da livraria, dão um clima especial ao local, recuperando, ao mesmo tempo, parte da história comercial e livreira de Manaus, com o referencial mais remoto dos anos do Império ou de 1852 até a proclamação da República, e desta aos dias atuais.

O salão de leitura, ao contrário, é moderno. Possuindo poltronas confortáveis, oferece ao leitor e pesquisador bases tipo “table” giratórias e niveláveis conforme o interesse e necessidade do usuário, próprias para uso de laptop, com equipamento já adicionado, em ambiente para leitura em suporte físico ou meio digital.

Atividades desenvolvidas

A sala de leitura do centro visa atender população em geral no acesso à informação e à cultura. Possui acesso livre ao acervo para pesquisa bibliográfica e mesas para consulta local. O usuário conta com o apoio do auxiliares da Biblioteca. Não é permitido o empréstimo domiciliar das obras.

Horário de atendimento ao público

De Segunda à Sexta, das 08h às 14h

Acervo

Estão ordenados livros, revistas, relatórios, constituições, mensagens, leis, decretos e regulamentos provinciais e estaduais, constituindo importante coleção que se reúne a obras gerais para a compreensão da história política nacional e regional, disponíveis para a pesquisa e leitura.

Av. Sete de Setembro S/N – Centro Cultural Palácio Rio Branco- Centro Histórico

contato

E-mail: bpublica@culturamazonas.am.gov.br

Bibliotecária: Raydma Loureiro Araújo