Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes terá programação cultural

Entre as atividades estão jogos, brincadeiras lúdicas, Biblioteca Volante e show do cantor Lorenzo Fortes, ex-The Voice Kids

 

 

Giovanni Araújo

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescentes (CESVCA), em parceria com o Governo do Amazonas, realizará nesta sexta-feira (18/05), a partir das 15h, a Campanha Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Praça Antônio Bittencourt (Praça do Congresso, Av. Ramos Ferreira, s/n – Centro). O acesso é gratuito.

O evento terá a participação de alunos de 16 escolas, e contará com uma programação composta por atividades lúdicas, jogos, salas de informação; Biblioteca Volante do “Programa Mania de Ler”, que levará livros e toda a estrutura externa, com mesas, narração de histórias e brincadeiras acompanhadas por monitores; e também show musical do cantor amazonense e ex-The Voice Kids, Lorenzo Fortes.

O evento visa conscientizar a comunidade em geral sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da exploração, do assédio, do abuso e de todo tipo de violência praticada contra crianças e adolescentes. “Se cada um fizer o seu papel de cuidador protetor, evitaremos que muitas crianças e adolescentes sofram”, alerta a psicóloga Maria Sales, que faz parte do CESVCA e é uma das organizadoras da campanha.

A psicóloga explica que no dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), o comitê reafirma seu compromisso com a luta para a implantação de políticas públicas a favor dos direitos de proteção à criança, e que também o  durante o ano todo são realizadas campanhas e o monitoramento.  “Queremos despertar e chamar a atenção  da sociedade sobre este foco, pois infelizmente o índice de violência contra a criança ainda é muito grande, porém o número de denúncias também tem aumentado.”

A data

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

É lembrado que neste dia, em 1973 , uma criança de 8 anos, de Vitória (ES), foi violentada e assassinada. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, este se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

 

Serviço: Campanha Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data/Hora: Sexta-feira, 18 de maio de 2018, a partir das 15h

Local: Praça Antônio Bittencourt (Praça do Congresso, Av. Ramos Ferreira, s/n – Centro)

Acesso: Gratuito