CULTURADOAM

Pesquisar

Cantata cênica ‘Carmina Burana’ estreia na Temporada de Corpos Artísticos nesta quinta-feira

Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Balé Folclórico estão integrados na montagem em cartaz por quatro dias, no Teatro Amazonas

A composição musical monumental do século XX, Carmina Burana, conhecida por suas melodias marcantes e coros emocionantes, estreia nesta quinta-feira (11/03), às 20h, na Temporada de Corpos Artísticos, no Teatro Amazonas, e segue em cartaz nos dias 12, 13 e 14 de abril. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no www.shopingressos.com.br.

A cantata cênica será apresentada pela Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. Também participam os solistas Carol Martins, Cristhiano Silva e Joubert Júnior. Espetáculo não é recomendado para menores de 6 anos.

Carmina Burana é uma obra do compositor alemão Carl Orff (1935/1936), baseada em uma coleção de poemas e textos medievais. Apesar de mais de oitenta anos da sua criação, a obra se mantém forte e contemporânea sendo executada por grandes orquestras sinfônicas, coros e solistas, cativando o público pela energia vibrante e letras que abordam temas como amor, fortuna, vida e morte.

Segundo o maestro Marcelo de Jesus, a importância da obra reside na sua capacidade de transcender barreiras linguísticas e culturais, conectando-se a uma gama de emoções. “Carmina Burana é uma obra tão poderosa e icônica que frequentemente é usada em filmes, trailers e outras produções audiovisuais para criar atmosferas dramáticas e emocionais”, afirma o maestro.

Ele destaca que cenas de batalha, momentos de grande impacto emocional ou mesmo em trailers para aumentar a tensão, as partes mais famosas de Carmina Burana, como “O Fortuna”, são frequentemente escolhidas para complementar a narrativa visual dos filmes.

Outros exemplos de filmes que incluem Carmina Burana na trilha sonora são “Excalibur”, “O Rei Leão”, “A Experiência”, “O Exorcista” e “Glória Feita de Sangue”.

Ainda na avaliação do maestro, a música de Carmina Burana adiciona uma camada de profundidade e intensidade às cenas, tornando a experiência cinematográfica ainda mais memorável para o público. É esta impactante atmosfera que os corpos artísticos vão apresentar no Teatro Amazonas.

Produção cultural amazonense

A Temporada dos Corpos Artísticos é promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Iniciada no dia 9 de abril, a iniciativa traz uma programação ampla e diversa até o final de maio, no Teatro Amazonas. O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca grandes produções e a visibilidade que será proporcionada aos grupos artísticos do estado.

“No caso de Carmina Burana, serão três corpos artísticos integrados no palco, reafirmando a excelência da qualidade técnica e musical, que são características atribuídas a eles. A temporada traz versões diferenciadas, formatos inéditos, demonstrando o virtuosismo dos músicos, coralistas e dos núcleos de dança”, avalia o secretário.

A programação completa da Temporada dos Corpos Artísticos pode ser acompanhada pelas redes sociais @culturadoam e no Portal da Cultura do Amazonas (cultura.am.gov.br).

FOTOS: Amazonas Filarmônica – Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa Coral do Amazonas e Balé Folclórico/Divulgação

Você pode gostar