CMIP

Histórico

O casarão da pianista amazonense Ivete Freire Ibiapina está localizado em pleno coração de Manaus, ao lado do Teatro Amazonas. O Casarão foi completamente restaurado pelo Governo do Estado e inaugurado no dia 6 de novembro de 2001, somando-se ao patrimônio histórico e artístico amazonense.

A casa de música tem esse nome em homenagem à pianista, que é considerada por muitos a figura mais importante na cultura musical do Amazonas. Ivete Ibiapina iniciou sua vida artística muito cedo, tendo feito sua primeira apresentação em público com apenas 6 anos. Ela também era professora normalista graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Em 1998, recebeu o título de Mulher Amazonense, concedido pelo Governo do Estado.

Atividades Desenvolvidas

A Casa de Música Ivete Ibiapina é destinada a ensaios da Orquestra de Violões do Amazonas – OVAM, Madrigal, além de encontros culturais.

Seu objetivo central é despertar na comunidade uma manifestação artística vanguardista que fuja dos conceitos e formas já apresentadas, sem desprezar as manifestações artísticas tradicionais


Foto: Janderson Soares

Horário de Funcionamento

Administração: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Acervos do Espaço

O espaço é mobiliado como uma “casa museu”, tendo em seu espaço equipamento para exibir sessões de cinema.

Eventos Realizados

Frequentemente a Casa Ivete Ibiapina promove em seu espaço diversos workshops e movimentos culturais. Entre eles ensaios da Orquestras de Violões, Madrigal e Concerto de Natal. Neste último, artistas locais juntamente com tenores e sopranos, unem-se para uma apresentação que ocorre anualmente, dia 25 de Dezembro, no Largo de São Sebastião e Teatro Amazonas.

Responsáveis

Gerente: Acácio Alves

Contato

Telefones: 3631-3044/ 3635-5832/ 9142-2843/ 9116-7873.

E-mail: casaibiapina@culturamazonas.am.gov.br

Endereço

Rua 10 de julho, 451 – Centro – Manaus/AM.

Estrutura Técnica

Acessibilidade para deficientes físico

Acessibilidade para deficientes físico, visual e auditivo

Fotos permitidas, somente sob orientação

Fotos permitidas, somente sob orientação

Banheiros disponíveis para visitantes gdfhgdfghdfgdf

Banheiros disponíveis para visitantes

Localização