Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe o 60º Festival Folclórico do Amazonas

Publicado em: terça-feira, 5 de setembro de 2017

Bois-bumbás e grupos folclóricos da Categoria Ouro do festival irão se revezar na arena do espaço cultural ao longo de oito noites, de 16 a 23 de setembro

O mês de junho já terminou, mas as festividades folclóricas seguem em frente com a nova edição do Festival Folclórico do Amazonas. De 16 a 23 de setembro, grupos folclóricos e bois-bumbás exibem suas cores, trajes típicos e coreografias tradicionais na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A 60ª edição do festival terá a participação de 72 associações da Categoria Ouro, de 17 modalidades, dentre bumbás, danças, quadrilhas, garrotes e tribos. O evento tem patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Na arena do Povos da Amazônia, localizada na Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, as associações folclóricas irão apresentar ao público um pouco da riqueza e da expressividade das culturas populares amazônicas, brasileiras e mundiais. Aí se incluem danças tradicionais – Ciranda, Cacetinho, Dança Alternativa, Dança Nordestina, Dança Nacional e Dança Internacional –, Garrotes – Tradicional e Regional –, Quadrilhas – Cômica, Tradicional e de Duelo – e Tribo, mais Bois-Bumbás, nas modalidades Master A, Master B, Regional e Tradicional.

A nova edição do Festival Folclórico do Amazonas conta com recursos garantidos pelo Governo do Amazonas, que disponibilizou um montante de R$ 800 mil para apoio a grupos e bumbás participantes do evento, verba oriunda de parceria com a Coca-Cola. O governador David Almeida salienta a importância das expressões culturais populares para a população do Estado.

“As manifestações culturais de um povo devem ser preservadas, inclusive porque elas criam possibilidade de gerar atividade econômica nos municípios”, afirma Almeida. Segundo ele, o apoio é um reconhecimento ao trabalho feito pelas associações. “Durante todo o ano, eles chegam nesse momento e têm a oportunidade de se apresentar, de concorrer. E estamos trabalhando com responsabilidade social, ajudando essas pessoas a continuarem fomentando a prática do folclore e a da cultura”.

O suporte ao Festival e aos grupos folclóricos, segundo o secretário de Cultura, Robério Braga, enfatiza o compromisso da Secretaria com todas as formas de expressão artística e cultural. “A Secretaria não realiza apenas o Festival Amazonas de Ópera, como ainda realiza e apoia eventos nas áreas de Música, Teatro, Audiovisual, Artes Visuais, entre outros segmentos. No terreno da cultura popular, damos suporte a eventos como o Carnaval e festivais folclóricos em Manaus e no interior do Estado, além de pesquisa de manifestações populares e outras ações relacionadas”, declarou.

Grupos em celebração – Ao todo, 72 associações folclóricas locais irão se revezar na arena do Povos da Amazônia ao longo das oito noites do 60º Festival Folclórico. Cada apresentação, iniciando entre 18h30 e 19h30, dependendo do dia da semana, terá grupos de diversas modalidades. No dia 16, sábado, noite de abertura, a programação começa às 19h trazendo 12 grupos de Boi-Bumbá Regional, Ciranda, Cacetinho, Danças Internacional, Nordestina, Nacional e Alternativa, e Quadrilhas Tradicional e Cômica.

Nesta edição, a mostra de grupos folclóricos terá caráter não competitivo, exceto para as categorias Boi-Bumbá Master A e B. Cada apresentação terá 30 minutos de duração, à exceção das associações folclóricas das categorias Boi-Bumbá Master A, que terão até duas horas para evoluir na Arena, e Boi-Bumbá Master B, com até 1h30 de apresentação, cada.

Embora realizado fora de época, o Festival deste ano tem como marca a superação de adversidades, como assinala Alvacir Siqueira, representante do Boi-Bumbá Corre Campo e representante da modalidade Boi-Bumbá na Comissão Organizadora do Festival, que reúne folcloristas de todas as modalidades da Categoria Ouro.

“Vai ser um festival grandioso! Os grupos irão completos e bem preparados, inclusive os grandes grupos tradicionais, alguns dos quais resistem bravamente. É o caso do Corre Campo, que participou de todos os festivais, com 75 anos de uma história que vem até antes do evento”, afirma ele, que conclui: “E esse 60º Festival é um talismã para todos os folcloristas: são 60 anos de Festival, vindo desde a Praça General Osório. É um evento de suma importância para a população e para o Estado”.

60º Festival Folclórico do Amazonas

Brilhante Boi Bumbá Master B
Brilha Noite Boi Bumbá Master B

Serviço: 60º Festival Folclórico do Amazonas