Concerto da Amazonas Filarmônica terá participação de prestigiado pianista tcheco nesta quinta-feira (7)

Publicado em: segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, irá interpretar três obras do repertório russo junto ao pianista tcheco Lukáš Vondráček.

Guilherme-Mannis-Foto-Kristina-Gonçalves.
Lukas-Vondracek-FOTO-Irene-Kim

Na semana em que se comemora a Independência do Brasil, uma ótima opção de entretenimento, para quem curte música de qualidade, é assistir a mais um espetáculo da Série Guaraná XIV, nesta quinta-feira (07), no Teatro Amazonas, às 20h. Os ingressos para a apresentação, à venda pelo preço habitual, já podem ser adquiridos na bilheteria da Casa.

Durante o espetáculo, serão interpretadas três obras inspiradas em composições russas: Capricho Italiano, de 1880, do compositor Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893); Rapsódia sobre um tema de Paganini, de 1934, do compositor Sergei Rachmaninov (1873-1943); e a Suíte número 2 de Romeu & Julieta (1936), obra do compositor Sergei Prokofiev (1891-1953).

Na regência do concerto, estará o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), que já realizou outras apresentações no Teatro Amazonas.  Desta vez, Mannis será acompanhado pelo pianista Lukáš Vondráček, da República Tcheca, que estará participando de uma série de apresentações pelo Brasil, dentre elas, o concerto desta terça-feira no Teatro Amazonas.

O pianista venceu no ano passado o “Concurso Musical Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica”, uma competição de música considerada como uma das mais difíceis e prestigiadas em todo o mundo. O concurso, criado por Elisabeth da Baviera, Rainha dos Belgas (1876-1965), surgiu no ano de 1937 e é reconhecido por premiar os mais talentosos músicos jovens.

Guilherme Mannis – Diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) desde 2006, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Ricardo Castro, Rosana Lamosa, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, Cristian Budu, entre outros. Como regente convidado tem dirigido importantes grupos no Brasil e exterior, tais como a Petrobras Sinfônica, Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Rosario (Argentina), entre outras.

Paulistano, Mannis é bacharel, mestre e doutorando em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/Unesp). Tem como principal mentor o maestro Isaac Karabtchevsky, do qual foi aluno em diversos cursos na Itália, e também teve a orientação de Kurt Masur (Campos do Jordão) e Jorma Panula (Instrumenta Verano, México). É professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe.

Lukáš Vondráček – Nascido em Opava, na República Tcheca, em 1986, iniciou na música com apenas 2 anos de idade, influenciado pelos pais, que também são músicos. Tal habilidade fez com que ele fizesse sua primeira turnê aos 10 anos. Lukáš já participou como solista convidado em várias orquestras no mundo todo, entre elas a Filarmônica da BBC, a Filarmônica de Hong Kong, a Filarmônica de Londres, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e as orquestras da Sinfonia Nacional nos Estados Unidos. Ele já visitou mais de 40 países e suas apresentações contabilizam mais de 1000 concertos.

Série Guaraná – Em sua décima quarta edição, a Série Guaraná é a série anual de concertos da Amazonas Filarmônica, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A série iniciou no ano de 2003, e durante seus anos de realização, trouxe ao público apresentações inéditas de peças sinfônicas, bem como a participação de renomados artistas do mundo musical erudito.

ServiçoSérie Guaraná XIV: Concerto com a Amazonas Filarmônica e o pianista Lukáš Vondráček.

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Data/hora: Quinta-feira, 07 de setembro de 2017, 20h

EntradaPLATEIA E FRISAS: R$ 20,00 / Demais assentos: Entrada franca

Classificação indicativa: Livre.

Informações: (92) 3232-1768