Coral, dança e teatro são destaque na 2ª Mostra de Processos Criativos do Centro e Convivência do Idoso

Publicado em: sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Valorizando e destacando a arte do canto, da dança e da encenação, o Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza nos três primeiros sábados deste mês, dias 7, 14 e 21, a 2ª Mostra de Processos Criativos com corais, danças e peças teatrais, que serão apresentadas pelos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade CECI Aparecida. O evento terá entrada gratuita e será realizado no Centro Estadual de Convivência do Idoso de Aparecida.

Aproximadamente 300 alunos, entre jovens, adultos e idosos, irão executar as atividades por modalidade, a cada sábado, sempre das 17h às 18h, com apresentações em sequência dentro da programação da Mostra.

Na modalidade canto coral, músicas populares como “Asa Branca”, “Mas que nada”, “Mulher rendeira”, “Morena tropicana”, dentre outras, farão parte do roteiro de apresentação e serão interpretadas pelo Coral da Melhor Idade, sob a regência do professor Paulo Afonso. Na dança, os alunos vão apresentar coreografias de dança de salão sobre ritmos como xote, bolero, Jovem Guarda e rock, ministradas pelos professores Reginaldo e Maria Dalva.

Finalizando a programação da Mostra, peças de autoria da professora e coordenadora do evento, Erismar Fernandes, irão tomar conta do palco do Cineteatro Comandante Ventura. “O Noivado do Drácula”, “O Morto Vivo” e “Janela da Saudade” são as três montagens preparadas pelos grupos de jovens, adultos e idosos dos Cursos de Teatro do CECI para o público.

Montagens cômicas – “O Noivado do Drácula” relata a história de um conde que, ao invés de pedir a mão de uma moça em casamento, acaba pedindo a cabeça dela. Com isso, a família da moça percebe que se trata de um vampiro e é desencadeada uma grande confusão.

No roteiro da peça “O morto vivo”, um homem envolvido com várias mulheres decide se fingir de morto quando sua vida se transforma numa grande confusão. Mas a situação vai de mal a pior, pois todas as “viúvas” e os filhos dele comparecem ao velório – e todos querendo ficar com a herança.

Terceira e última peça, “Janela da Saudade” é uma comédia romântica sobre dois jovens apaixonados, impedidos de ficar juntos pela mãe da moça, que não vê com bons olhos o fato do rapaz não ter estabilidade financeira. O namoro fica proibido até que se reverta a situação financeira do jovem rapaz.

Mostra de talentos – Com o objetivo de proporcionar aos idosos momentos extraclasse, a Mostra de Processos Criativos visa promover a integração entre os idosos e familiares como também a divulgação das atividades oferecidas pelo Liceu – Unidade CECI Aparecida. O evento ocorre desde julho deste ano e foi idealizado em conjunto entre coordenação, professores e idosos das modalidades de dança, teatro e coral.

De acordo com o coordenador do Centro de Convivência, Emilson Araújo, a Mostra também busca dar notoriedade aos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos professores e alunos, colocando em prática tudo que foi lecionado em sala de aula. “É uma oportunidade para eles mostrarem todo o trabalho realizado, todas as criações e as ideias. Esse é o momento deles!” conclui.

Serviço: 2º Mostra de Processos Criativos
Data: Dias 7, 14 e 21 de outubro de 2017, das 17h às 18h
Local: Centro Estadual de Convivência do Idoso, rua Wilkens de Matos, S/Nº, Aparecida, Centro
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre