Coral João Gomes Júnior comemora 61 anos de trajetória no Teatro Amazonas

Publicado em: quarta-feira, 12 de julho de 2017

Concerto comemorativo tem entrada gratuita e acontece nesta quinta-feira (13), com a participação da orquestra Amazonas Filarmônica

Celebrando os 61 anos de sua estreia, o Coral João Gomes Júnior volta ao palco do Teatro Amazonas para um concerto comemorativo nesta quinta-feira (13), a partir das 20h. O espetáculo contará com a participação especial dos instrumentistas da Amazonas Filarmônica, numa realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A entrada é gratuita.

O programa do concerto será dividido em duas partes. Na primeira delas, os coralistas do João Gomes Júnior e os músicos da Amazonas Filarmônica se unem num repertório em homenagem especial ao Festival Amazonas de Ópera (FAO), que este ano chegou a sua 20ª edição.

“Como estaremos cantando ao lado da Amazonas Filarmônica, faremos essa homenagem ao Festival e também ao secretário de Cultura, Robério Braga, e aos maestros Luiz Fernando Malheiro, Marcelo de Jesus e Zacarias Fernandes”, destaca Moisés Rodrigues, regente e diretor artístico do João Gomes Júnior, que também fará uma participação vocal no espetáculo.

A seleção lírica do concerto revive trechos de obras já encenadas no festival operístico amazonense, entre elas “Il Guarany”, de Carlos Gomes; “Carmen”, de Georges Bizet; e “Turandot”, de Giacomo Puccini.

Na segunda parte, o Coral volta ao seu repertório habitual, com sucessos do cancioneiro brasileiro e amazonense, e versões de canções internacionais. A seleção inclui, entre outras, “Amazonas, meu amor”, de Chico da Silva; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim; “Amigos para siempre”, de Andrew Lloyd Weber; e “Divina música”, do musical “A noviça rebelde”, de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II.

Sucessos do boi-bumbá de Parintins, “Festa da raça”, do Boi Garantido, e “Ninguém gosta mais desse boi do que eu”, do Caprichoso, também estão no programa. As composições do repertório do João Gomes Júnior contam com arranjos orquestrais de Moisés Rodrigues, e arranjos vocais de Dirson Costa e Nivaldo Santiago.

A regência do concerto será compartilhada entre Luiz Fernando Malheiro, maestro titular da Amazonas Filarmônica e diretor artístico do FAO, que rege a primeira parte do concerto; e Moisés Rodrigues, que conduz a apresentação na segunda parte. Ao final, Malheiro retorna para reger “Brindisi”, trecho da ópera “La Traviata”, de Verdi, marcando o encerramento do concerto.

TRAJETÓRIA – Mais antigo conjunto vocal independente em atividade em Manaus, e um dos mais antigos no Brasil, o Coral João Gomes Júnior fez sua primeira apresentação ao grande público no dia 13 de julho de 1956, no palco do Teatro Amazonas. O grupo foi fundado em 19 de março daquele mesmo ano, tendo como regente fundador Nivaldo Santiago.

“Vale sempre destacar que o João Gomes Júnior é um dos corais em atividade contínua há mais tempo no Amazonas e no Brasil. E são pouquíssimos os grupos ainda na ativa com essa idade, de mais de seis décadas”, assinala Moisés Rodrigues.

O maestro ressaltou ainda a comemoração dos 61 anos do conjunto vocal amazonense ao lado da Amazonas Filarmônica. “É importante destacar a integração de um dos Corpos Artísticos do Governo do Estado com um coral de cunho independente do Amazonas”, apontou.

Ao longo de seus mais de 60 anos, o João Gomes Júnior participou ativamente dos principais eventos cívicos e culturais em Manaus e no interior do Amazonas, tendo sempre como princípio o aprimoramento cultural e artístico e a formação de plateia no Estado do Amazonas.

O Coral atualmente é presidido por Cleomar dos Anjos Feitoza, uma das fundadoras do conjunto. Além de Moisés Rodrigues, como regente e diretor artístico, o grupo vocal tem Cláudio Abrantes como regente adjunto.

PROGRAMA
Coral João Gomes Júnior: 61 anos – 
Concerto comemorativo

Carlos Gomes: Abertura da ópera “Il Guarany”

Carlos Gomes: “Inno al Nuevo Mondo”, do poema vocal “Colombo”

Georges Bizet: “Coro das Cigarreiras”, “Habanera” e “Canção do Toreador”, trechos da ópera “Carmen”

Giuseppe Verdi: “Va pensiero”, coro dos escravos hebreus, da ópera “Nabucco”

Giacomo Puccini: “Nessun dorma”, ária da ópera “Turandot”

Richard Rodgers: “Divina música”, do musical “A Noviça Rebelde” (arr. Dirson Costa)

Ary Barroso: “Aquarela do Brasil” (arr. Nivaldo Santiago)

Tom Jobim e Vinicius de Moraes: “Eu sei que vou te amar” (arr. Nivaldo Santiago)

Chico da Silva: “Amazonas, meu amor” (arr. Moisés Rodrigues)

Garantido/Caprichoso: “Festa da raça” / “Ninguém gosta mais desse boi do que eu”

Andrew Lloyd Webber: “Amigos para siempre”

Giuseppe Verdi: “Brindisi”, da ópera “La Traviata”

 

SERVIÇO: “Coral João Gomes Júnior: 61 anos” – Concerto com a Amazonas Filarmônica e Coral João Gomes Júnior

DATA/HORA: Quinta-feira, dia 13 de julho, às 20h

LOCAL: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

ENTRADA: Gratuita

INFORMAÇÕES: (92) 3232-1768