CULTURADOAM

Pesquisar

Festival Amazonas de Ópera 2019 celebrará o centenário de Claudio Santoro

Secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, apresentou a programação do Festival
Foto: Nilton Leal/ SEC

Em 2019, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) chega à 22ª edição celebrando o centenário de nascimento de Claudio Santoro, importante compositor e maestro amazonense, com a apresentação da ópera “Alma” e de um recital com canções compostas por Santoro. Realizado pelo Governo o Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, o  evento acontecerá de 26 de abril a 30 de maio.

“É uma honra homenagear um dos maiores nomes da arte amazonense no festival que já é tradição do nosso Estado. Teremos mais de um mês de programação com muito talento, emoção e reflexão sobre os caminhos da cultura e as possibilidades da economia criativa. O Festival Amazonas de Ópera vem imperdível”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

“Ernani”, de Giuseppe Verdi, abrirá a programação, em forma de concerto, no Teatro Amazonas, no dia 26 de abril, às 20h, com o Coral do Amazonas e Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, sob regência de Luiz Fernando Malheiro. Baseada na obra de Victor Hugo, a história se passa na Espanha do início do século 16 e conta a dramática história de amor de Ernani e Elvira, permeada por atribulações, encontros e desencontros.

Segunda obra a ser encenada no FAO 2019, “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti, é baseada na peça de Friedrich Schiller e narra a rivalidade entre as primas Mary, rainha da Escócia, e Elizabeth, rainha da Inglaterra. Faz parte de uma trilogia – “Elisabetta al Castello di Kenilworth”, “Maria Stuarda” e “Roberto Devereux” – que tem Elizabeth I como personagem principal. Será a estreia brasileira da edição crítica da obra, representada pelo Coral do Amazonas, Amazonas Filarmônica e Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, sob regência do maestro Marcelo de Jesus.

Já “Tosca”, de Giacomo Puccini, é sobre a trágica história da célebre cantora Floria Tosca e seu amado, o pintor Mario Cavaradossi, que viviam na Roma de 1800, no fim do período dominado por Napoleão. A montagem será encenada pelo Coral do Amazonas, Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e Amazonas Filarmônica, sob a regência de Luiz Fernando Malheiro.

Seguindo a programação tem o Laboratório de Ópera Barroca – que há três edições faz parte das atrações do FAO –, com “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi, que reflete sobre o sofrimento de Maria durante a Paixão de Cristo. O espetáculo contará com o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Grupo Vocal dos Corpos Artísticos e Orquestra de Câmara do Amazonas, com direção musical de Átila de Paula.

A grande homenagem a Claudio Santoro acontecerá com a estreia da versão revisitada de “Alma”, ópera em quatro atos do compositor amazonense, baseada na primeira parte da trilogia “Os condenados”, de Oswald de Andrade. A história se passa na São Paulo dos anos 20 e mostra a conturbada relação da protagonista com o cafetão Mauro, por quem é apaixonada. O espetáculo terá o Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas, Amazonas Filarmônica, com regência de Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

Diretor artístico adjunto do festival, Marcelo de Jesus destaca a diversidade do programa do FAO 2019. “O festival está muito eclético esse ano. Além da importante homenagem a Claudio Santoro, com a estreia da nova edição de ‘Alma’ – com várias correções que ele fez nas partituras – temos ‘Tosca’, um título que faz muito sucesso, repertório de todas as casas de ópera; ‘Ernani’, que é do início da carreira de Verdi, com todo o simbolismo de ser executada pela Orquestra Experimental, uma orquestra jovem; ‘Maria Stuarda’ estreando no Brasil com a edição revisada dessa que é uma obra muito importante no repertório do bel-canto; e o experimento barroco ‘Mater Dolorosa’, a música mais antiga que a gente vai ter no festival, mas talvez a mais contemporânea de concepção”, comenta.

Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do FAO, também ressalta a qualidade do elenco, que conta com artistas locais, nacionais e internacionais. “Estamos com um elenco importante. A ópera que vai abrir o Festival, ‘Ernani’, terá um elenco expressivo no cenário internacional, inclusive com dois brasileiros: o carioca Luiz Ottavio Faria, que há muitos anos está nos principais teatros de ópera da Europa, e o Rodolfo Giugliani, barítono de São Paulo que também tem uma carreira fora bastante interessante”, comenta. “E ainda a mexicana Maria Katzarava, que foi vencedora de concurso ‘Operalia’, organizado por Plácido Domingo; e o protagonista Enrique Bravo, que é chileno de nascimento, mas mora em Manaus há 20 anos, e que merece um destaque”, pontua.

Os ingressos para o FAO 2019 já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas, com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

Neste ano, o festival será transmitido ao vivo pela TV Cultura local. Algumas óperas serão gravadas pela emissora para exibição nacional.

Recital Bradesco – A programação do 22º FAO contará também com o Recital Bradesco, que será apresentado no Teatro da Instalação, dia 29 de maio, com repertório composto por canções de Claudio Santoro executadas pela Orquestra de Câmara do Amazonas.

‘Ópera Mirim’ – O projeto “Ópera Mirim” apresentará “L’enfant et les Sortilèges” (O Menino e os Sortilégios), de Maurice Ravel, feita com teatro de marionetes pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo. Trata-se de uma metáfora sobre a infância e o amadurecimento, contada por meio da história de um menino, que, com a ajuda de objetos encantados, encontra uma forma de viver mais generosa. Haverá  apresentações no hall do Teatro Amazonas, em bairros nas quatro zonas da cidade e em dois municípios do interior: Santa Isabel do Rio Negro e Benjamin Constant.


Mulheres da Ópera – Em cinco apresentações (Centro Cultural Palácio Rio Negro, Shopping Ponta Negra, Bradesco, Fundação Cecon e Fundação Doutor Thomas), cantoras dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura vão interpretar trechos de óperas que retratam grandes personagens femininos.

Acessibilidade – A programação do XXII FAO também será acessível para pessoas com deficiência (PCDs). Nas óperas que serão apresentadas no Teatro Amazonas haverá recepção das pessoas com deficiência, serviço de audiodescrição e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Teatro dispõe de frisas acessíveis para pessoas em cadeira de rodas. No Recital Bradesco, no Teatro da Instalação, haverá intérprete de Libras.  O Teatro também é acessível a pessoas em cadeira de rodas.

Economia Criativa – A programação inclui, ainda, um momento para discutir e pensar ópera, em um encontro com o tema “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, no Centro Cultural Palácio da Justiça, dia 26 de maio, das 9h às 13h. A iniciativa é voltada para apresentar dados e casos de sucesso  sobre a Indústria da Ópera na América Latina.

Na ocasião será assinado documento que reconhece a importância e a relevância da Ópera Latinoamérica (OLA) para a arte lírica na América Latina, um pacto entre o Ministério da Cidadania e o organismo para que o mercado de ópera no Brasil seja olhado de maneira objetiva e profissional, considerando seu impacto econômico, cultural e social.

O encontro terá participação do secretário estadual de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz; do secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires; da diretora executiva da Ópera Latinoamérica (Ola), Alejandra Martí; da chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Solidariedade e Criatividade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Trinidad Zaldivar; do presidente da Academia Brasileira de Música, João Guilherme Ripper; do secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão; do secretário de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Ruan Lira.

Emprego e renda – A perspectiva da produção é que o FAO 2019 gere uma média de 500 empregos diretos e que envolva cerca de 1.000 pessoas, entre contratados, Corpos Artísticos da SEC e equipes dos Teatros Amazonas e da Instalação. Anualmente, a produção movimenta diversos setores como construção, têxtil, transporte, fornecedores de equipamentos de som, luz e vídeo; alimentação (bares e restaurantes), hotelaria, serviços gráficos e de comunicação visual.

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Em 2019, estão previstas diversas atrações como o espetáculo OVO, do Cirque du Soleil, o Lollapalooza Brasil, os festivais de Parintins e Tiradentes, as festas juninas de São João do Caruaru e Campina Grande e o Natal do Bradesco, em Curitiba. Segue em cartaz O Fantasma da Ópera.

clique no banner para baixar a programação completa do XXII FAO

PROGRAMAÇÃO
“Ernani” (ópera em concerto)
26/04 – 20h – TEATRO AMAZONAS
28/04 – 19h – TEATRO AMAZONAS

“Maria Stuarda”  
05/05 – 19h – TEATRO AMAZONAS
10/05 – 20h – TEATRO AMAZONAS
12/05 – 19h ¬- TEATRO AMAZONAS

“Tosca”
11/05 – 20h – TEATRO AMAZONAS
17/05 – 20h – TEATRO AMAZONAS
19/05 – 19H –  TEATRO AMAZONAS

“Mater Dolorosa”
25/05 – 20h – TEATRO AMAZONAS
29/05 – 20H – TEATRO AMAZONAS

“Alma”
26/05 – 19h – TEATRO AMAZONAS
28/05 – 20h – TEATRO AMAZONAS
30/05 – 20h – TEATRO AMAZONAS

Ópera Mirim: “L’enfant et les Sortilèges” (O Menino e os Sortilégios)

27/04 – 10h – Casa Vhida
29/04 – 10h – Dr. Fajardo
04/05 – 16h – Hospital Joãozinho 
17/05 – 18h – Santa Isabel Do Rio Negro
18/05 – 18h – Benjamin Constant
29/05 – 16h – Ceti Zilda Arns (Avenida Principal, S/Nº, Comunidade Jesus Me Deu)

05, 12 E 26 De Maio – 11h – Hall Do Teatro Amazonas


Concerto do Dia das Mães
Com Orquestra de Violões do Amazonas e Coral Infanto Juvenil do LAOCS
12/05 – 11h – Teatro da Instalação

Mulheres da Ópera
17/05 – 16h – Centro Cultural Palácio Rio Negro
18/05 – 19h – Shopping Ponta Negra
22/05 – 11h – Agência Bradesco
25/05 – 10h – Fundação Cecon
27/05 – 10h – Fundação Doutor Thomas


Recital Bradesco: “Canções de Claudio Santoro”
27/05 – 20h – TEATRO DA INSTALAÇÃO

Encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”
26/05 – das 9h às 13h – CENTRO CULTURAL PALÁCIO DA JUSTIÇA

Curso de Regência de Ópera para alunos de regência da UEA com maestros Luiz Fernando Malheiro, Marcelo de Jesus e Otávio Simões
De 2 de abril a 30 de maio – Durante os ensaios

Descobrindo talentos na produção cultural
A partir de 14 de abril, estudantes do Ensino Médio (selecionados por inscrição) terão acesso aos bastidores do Festival de Ópera para produzir e alimentar um blog, revelando assim novos talentos e novas visões sobre a produção cultural amazonense.



Você pode gostar