ffp

É o maior acontecimento da cultura cabocla do Amazonas, realizado na cidade de Parintins desde 1965, onde o sentimento de resgate pelas tradições indígenas é um manancial pleno de lendas, encantos, magia e beleza. O novo Bumbódromo é o palco dessa exuberante festa folclórica – um espaço multiuso transformado e destinado não somente às artes, à educação, à cultura e ao lazer, mas à formação de técnicos para o apoio das atividades artísticas e à capacitação tecnológica de jovens e adultos – que proporciona acessibilidade às pessoas com necessidades especiais e os serviços de audiodescrição e tradução em libras.

Fotos: JP. Lima.

Os investimentos do Governo do Estado do Amazonas e a parceria da iniciativa privada fizeram dessa grandiosa ópera amazônica, um evento que atrai mais de 100 mil pessoas durante três noites e divide os corações nas cores vermelho e azul dos Bumbás Garantido e Caprichoso.

O Festival alcançou reconhecimento nacional pela geração de talentos, emprego e renda, e internacional pela singularidade de seus rituais, suas ricas e exuberantes fantasias, suas toadas vibrantes e alegorias majestosas, apresentadas num dos mais criativos folclores do mundo.