Governo do Amazonas abre inscrições para audições dos Grupos de Teatro e de Prática de Sopros do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

Publicado em: terça-feira, 14 de março de 2017

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, torna público o período de inscrições para novos componentes do Grupo Experimental de Teatro (GET) e para o Grupo de Prática de Sopros (GPS) do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Uma Viagem de Natal 2

As inscrições para os dois grupos acontecem de 20 a 24 de março, no Sambódromo – Bloco F – Secretaria Escolar, no horário das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, na sexta-feira.

“O Grupo Experimental de Teatro é uma continuidade do processo de formação nas artes cênicas, pois os alunos passam por vários níveis de aprendizado, e podem integrar esse grupo via audições. Já no Grupo de Prática de Sopros, alunos de música de outras instituições podem ingressar no Liceu para aperfeiçoar suas técnicas, participando, com isso, de uma Banda Sinfônica Jovem, de nível técnico bastante elevado. E, em todo o processo de formação, os alunos apresentam-se na programação cultural elaborada pelo Governo, via Secretaria de Cultura, como nos grandes concertos, Festivais de Ópera, além de temporadas com repertório próprio nos espaços culturais da cidade”, declarou o secretário estadual de Cultura, Robério Braga.

Audições – Para ingressar no Grupo Experimental de Teatro, as audições acontecem nos dias 27, 29 e 31 de março, também de 8h às 11h, no Sambódromo – Bloco A. Para o teste, os candidatos devem preparar uma cena de livre escolha com canto e dança. Composto por 24 alunos com faixa etária de 16 a 60 anos, o grupo tem aulas de teatro, dança, música, ensaios e apresentações, com um intenso trabalho artístico e pedagógico que aprimora interpretação, expressão corporal e dança, voz para ator e música.

Já as audições do Grupo de Prática de Sopros acontecem nos dias 28 e 30 de março, das 14h às 17h, no Salão de Regência, Bloco C do Sambódromo. No dia 28, para o naipe de metais (trompete, trompa, eufônio, trombone e tuba) e percussão, e no dia 30, para o naipe de madeiras (oboé, flauta transversal, clarinete, fagote e saxofone). Para participar, o candidato deverá ter entre 12 e 26 anos e ter noções de leitura de partitura, e deverá apresentar uma música com cópia para a banca.

Grupo Experimental de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – GET

Grupo constituído em 2013, possui grande destaque no processo de formação de atores e atrizes na cena cultural da cidade de Manaus. Tem como finalidade formar profissionais críticos e comprometidos ética e socialmente com as questões sociais e contemporâneas como agentes formadores no campo do fazer teatral; expandir a vivência teatral e dinamizar as atividades artísticas e a produção cênica; e formar atores capazes de lidar com teorias, conceitos e métodos próprios das artes.

Os ensaios acontecem no turno matutino, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30, além de ensaios e apresentações elencados no cronograma do planejamento cultural de 2017, com a orientação do coordenador do Núcleo de Teatro, Tiago Oliveira, do instrutor de Dança, Eugênio Lima, e do maestro Mizael Printes.

Grupo de Prática de Sopros – GPS

Constitui-se em um dos grupos estáveis do núcleo de Música do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, criado em 2012, e apresenta a concepção de uma Banda Sinfônica Jovem, incluindo instrumentos de sopros como oboé, flauta transversal, clarinete, fagote, saxofone, trompete, trompa, eufônio, trombone, tuba e percussão.

Com dois ensaios semanais, realizados às terças e quartas-feiras, das 14h às 16h, no Liceu – Unidade Sambódromo, o grupo possui como objetivo a formação de instrumentistas, aliando os conhecimentos adquiridos nas aulas práticas e teóricas, oportunizando a prática de um repertório diversificado.

 

Serviço: Inscrições abertas para audições do Grupo Experimental de Teatro e do Grupo de Prática de Sopros do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

Data / Locais / Horários:

Inscrições: de 20 a 24 de março – Sambódromo – Bloco F – Secretaria Escolar, das 8h às 17h e das 8h às 14h, na sexta-feira.

Audições:

GET – dias 27, 29 e 31 de março – Sambódromo – Bloco A, das 8h às 11h.

GPS – dias 28 e 30 de março – Sambódromo – Bloco C, Salão de Regência, das 14h às 17h.

Público-alvo: faixa etária de 16 a 60 anos para o GET e de 12 a 26 anos para o GPS.