Governo do Amazonas reúne com Prefeitura e cirandas de Manacapuru para discutir apoio ao Festival de 2017

Publicado em: segunda-feira, 15 de maio de 2017


Reunião promovida a convite do governador David Almeida aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), na sede da Secretaria de Estado de Cultura

O Governo do Amazonas se reuniu com a Prefeitura e as cirandas de Manacapuru para discutir o apoio ao Festival de Ciranda de Manacapuru em 2017. Realizado a convite do governador David Almeida, o encontro na sede da Secretaria de Estado de Cultura aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), e contou com a presença do secretário Robério Braga, do prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo, e dos dirigentes das cirandas Flor Matizada, Vanessa Mendonça; Tradicional, Magal Pinheiro; e Guerreiros Mura, Rildo Teles.

No encontro, foram discutidos valores de investimentos para a realização do 21º Festival de Ciranda, incluindo verbas de apoio para cada ciranda, para a infraestrutura do evento e para a recuperação do Parque do Ingá, na região central de Manacapuru, onde é realizado o festival. Os números serão apresentados pelo secretário de Cultura ao governador, que deverá agendar uma nova reunião com Dangelo e os presidentes das cirandas nos próximos dias. De antemão, o Governo pretende buscar também o apoio da iniciativa privada para o evento.

De acordo com Robério Braga, o encontro assinala a disposição do Governo do Amazonas de contribuir para o resgate de um dos eventos folclóricos mais importantes do calendário cultural amazonense. “O Governo sabe da importância do Festival de Ciranda e quer apoiar a realização do evento, que é de grande importância cultural, porém dentro das possibilidades financeiras do Estado”, destacou Robério Braga.

Resultado afirmativo – Para o prefeito Beto Dangelo, o encontro na Secretaria de Cultura teve um resultado positivo, com boas expectativas para a próxima edição do Festival de Ciranda. “Minha maior satisfação como gestor foi a receptividade do secretário Robério Braga, e sua disposição em ajudar em prol do engrandecimento do nosso Festival de Ciranda. Faço um agradecimento ainda ao governador, que demonstrou bastante apreço pela nossa cultura”, declarou ele.

Após a reunião, Vanessa Mendonça afirmou que a Flor Matizada e as demais cirandas estão “muito motivadas” para a nova edição do grande evento folclórico de Manacapuru. “O secretário de Cultura e o Governador se mostraram com muita disposição de nos ajudar. Em 2016 tivemos um Festival de Ciranda atípico, por conta da crise, e o que eles estão nos propondo é uma melhoria com relação ao evento do ano passado. Com certeza, a população de Manacapuru só terá a agradecer, pois o festival é muito importante para o município”, disse a presidente.

Tradicionalmente realizado no último final de semana de agosto, o 21º Festival de Ciranda de Manacapuru deverá ser antecipado para a penúltima semana do mesmo mês, em virtude da realização das eleições estaduais.