Grupo Incendeia Capoeira realiza pré-lançamento de CD no Centro Cultural Palácio da Justiça

Evento gratuito faz parte da programação do Espaço Aberto

Centro Cultural Palácio da Justiça fica localizado na Avenida Eduardo Ribeiro. Foto: Divulgação/ SEC

Sérgio Rodrigues

O Incendeia Capoeira vai realizar o pré-lançamento do primeiro CD do grupo no Centro Cultural Palácio da Justiça, neste sábado (03/02), a partir das 14h. O evento, que tem entrada gratuita e ainda terá uma vivência com a participação de movimentos sociais, faz parte da programação do Espaço Aberto, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

De acordo com o mestre Cristiano, líder do grupo, o pré-lançamento vai contar com a apresentação de cinco músicas ao vivo que estarão no CD, com lançamento oficial marcado para abril. “Percebemos que na nossa comunidade há muitos talentos escondidos, então decidimos investir nessa força. As músicas estão todas relacionadas ao mundo da capoeira e vamos apresentá-las no Palácio”, comenta o mestre do grupo, que atua no bairro Redenção.

Além do show musical, a programação também exalta a luta pelas políticas públicas voltadas à cultura afro-brasileira. O encontro terá a presença de diversos movimentos sociais como a União de Negros pela Igualdade (Unegro), Fórum de Políticas Públicas pela Diversidade, Fórum Permanente de Afro-Descendentes do Amazonas (Fopaam); e também secretarias como a SEC, Secretaria de Estado Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“A ideia é que esses representantes possam passar ensinamentos aos mestres de capoeira, para que eles trabalhem nisso em suas próprias comunidades. Porque o mestre de capoeira não apenas ensina dança, mas também é um educador de vidas”, explica.

Programa Espaço Aberto

O Programa Espaço Aberto é uma iniciativa da SEC para ocupar os espaços culturais da capital com linguagens e expressões artísticas diversas. Na primeira etapa do programa, no ano passado, foram recebidas 118 propostas entre exposições, mostras, peças de teatro, ensaios, recitais, exibições de anime e cinema, oficinas, e outros. Em janeiro deste ano, o edital da segunda etapa foi lançado com inscrições abertas para ocupações até dezembro.

O edital pode ser acessado no Portal da Cultura, na aba “Editais”.

Serviço: Incendeia Capoeira realiza pré-lançamento de CD

Data/ hora: 3 de fevereiro, sábado, às 14h

Local: Centro Cultural Palácio da Justiça, Avenida Eduardo Ribeir, nº 901, Centro

Entrada: Gratuita