Notícias

Júlio Hatchwell apresenta concerto de violão no Teatro Amazonas, nesta sexta-feira

18 / 10 / 2017

Em apresentação solo, músico amazonense presta homenagem a grandes compositores brasileiros, como Ernesto Nazareth, João Pernambuco e Heitor Villa-Lobos

Júlio Hatchwell (Foto: Divulgação)

Valeska Tavares

Com mais de 40 anos de carreira, o músico amazonense Júlio Hatchwell apresenta um concerto solo de violão nesta sexta-feira (20), a partir das 20h, no palco do Teatro Amazonas. O espetáculo tem entrada gratuita e faz parte da agenda cultural promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Na apresentação, o músico irá desenvolver técnicas violinísticas com estilos musicais que variam entre o popular e o erudito, além do flamenco, com origem na música cigana. O repertório deverá incluir também a brasilidade da obra de compositores como João Pernambuco (1883-1947), Dilermando Reis (1916-1977), Ernesto Nazareth (1863-1934), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), conhecido como Garoto, como forma de homenagear a importância desses nomes que o inspiraram como músico.

Além de violonista, Júlio Hatchwell também é pianista, compositor e poeta. Duas de suas composições, “Verão amazônico” e “Inverno amazônico”, tiveram sua estreia no concerto “Estações”, no Teatro Amazonas, em execução da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA). A produção do músico inclui ainda concertos para piano e orquestra, sinfonias, composições populares em estilos como samba, choro, jazzblues, e ainda músicas religiosas, românticas, hinos e peças para coral e orquestra. Somando suas apresentações e composições, o músico alcança o marco de 46 anos de carreira.

Com o concerto solo, Hatchwell, de 57 anos, apresenta-se pela segunda vez no palco do Teatro Amazonas após 25 anos. Para o músico, o espetáculo celebra uma carreira que contribuiu para o cenário da música amazonense.

“O violão inspirou gerações, e qualquer gênero musical que destaca a brasilidade como o samba e a bossa nova tem que ter o toque desse instrumento rico em história. Considero o violão o pai de todos os instrumentos, portanto, qualquer música com o violão fica mais agradável aos ouvidos e emociona. É essa emoção que eu quero levar para o palco de um dos teatros mais bonitos do Brasil”, destacou.

Serviço:

Concerto de Violão com Júlio Hatchwell