LUME Teatro realiza oficina “Diálogos de Produção” em Manaus

Foto: Arthur Amaral

Encontro gratuito será voltado para profissionais e interessados na área cultural; inscrições já estão abertas

Na semana de 15 a 19 de maio o LUME Teatro, de Campinas, São Paulo, realiza o encontro “Diálogos de Produção”, uma oficina gratuita que promove a troca de experiências entre produtores de grupos locais, equipe LUME e jovens artistas que buscam se estruturar, além da reflexão sobre diferentes formatos de produção no Brasil. A oficina acontece no Teatro Chaminé (Centro) e as inscrições podem ser feitas pelo site www.lumeteatro.com.br.

Ao partilhar a experiência de produção de 33 anos do LUME Teatro e de 15 anos de produção do Feverestival – Festival internacional de Teatro de Campinas, a coordenadora de produção do LUME Teatro, Cynthia Margareth, irá pensar conjuntamente e refletir sobre diferentes ferramentas de sustentabilidade para a produção cultural local. A oficina faz parte do projeto “Café com Queijo: brasis em um só Brasil”, selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

Circulação LUME Teatro pelo Amazonas

Durante esse mês o grupo LUME Teatro aterrissa na cidade de Manaus para a primeira fase do projeto “Café com Queijo: Brasis em um só Brasil”, uma grande circulação pelos estados do Amazonas e Pará. O projeto marca o início das comemorações de 20 anos do espetáculo “Café com Queijo”, que estreou em 1999.

Além da oficina “Diálogos de Produção”, o grupo apresenta o espetáculo “Café com Queijo” em Manaus (17 e 18/05) em Maués (apresentações dias 22 e 23/05); Tabatinga (26 e 27/05); Coari (01 e 02/06); e São Gabriel da Cachoeira (08 e 09/06);

O LUME também realizará “Trueques” (encontros culturais festivos), em todas as comunidades visitadas. O grupo segue em Julho para o estado do Pará, onde circula pelas cidades de Oriximiná e Óbidos. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.  

LUME Teatro

O LUME Teatro (Prêmio Shell 2013) é um núcleo de pesquisa da arte do ator formado por sete atores-criadores que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos, e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. Toda essa extensa variedade de trabalho mantém sua coesão através da marcante e vigorosa metodologia de treinamento desenvolvida pelos atores. Em 2015 o grupo completou 30 anos de continuidade dos trabalhos com o mesmo núcleo de pesquisadores e mais de duas décadas em sua sede fixa localizada em Barão Geraldo, distrito de Campinas-SP. Ao longo destes 33 anos, tornou-se conhecido em 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística nacional e internacional. O grupo possui atualmente 12 espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóri