Mostra de alunos de Artes Visuais do Liceu Claudio Santoro se encerra nesta quinta-feira (10)

Publicado em: quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Exibição em cartaz no Museu Casa Eduardo Ribeiro pode ser conferida das 9h às 14h; cursos do Núcleo de Artes Visuais do liceu ainda têm vagas à disposição para novas turmas.

Desenhos, aquarelas e pinturas produzidas por alunos do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro podem ser conferidos até quinta-feira (10), das 9h às 14h, no Museu Casa Eduardo Ribeiro, no Centro. Os trabalhos fazem parte da Mostra de Processos em Artes Visuais/1º Semestre do Liceu, aberta no último dia 3, numa realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A entrada é gratuita.

Ao todo, a mostra reúne 40 obras, produzidas a partir de estudos de técnicas e materiais relativos ao conteúdo apresentado aos alunos do Liceu Claudio Santoro ao longo do primeiro semestre deste ano. Aberta há uma semana para visitação, a exibição reúne trabalhos dos alunos das turmas de Iniciação ao Desenho, Desenho Artístico, Pintura em Aquarela e Laboratório de Linguagens Artísticas e Visuais.

As obras reunidas na mostra apresentam materiais e técnicas variadas, como grafite sobre papel, pintura em aquarela e desenho a nanquim. Os alunos da turma de Iniciação ao Desenho produziram obras em grafite sobre papel numa aula de desenho de observação realizada no próprio Museu Casa Eduardo Ribeiro. As demais turmas apresentaram obras com temáticas e técnicas diversas, com base em conteúdos desenvolvidos nas aulas e em suas afinidades pessoais.

A Mostra de Processos em Artes Visuais busca proporcionar aos alunos do Liceu a experiência de participar de uma exposição, apresentando o resultado de seus estudos iniciais ao público e estimulando-os a trilhar novas empreitadas artísticas. A ação também prepara os participantes para uma futura mostra final.

Matrículas abertas – O Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro ainda tem vagas disponíveis para alguns dos cursos oferecidos neste 2º semestre de 2017. As vagas são para os cursos de Iniciação ao Desenho e à Pintura para Crianças, voltado para alunos com idades de 7 a 12 anos, e de Caricatura para Iniciantes, para alunos a partir dos 13 anos.

Para se matricular nos cursos, os interessados devem comparecer à Secretaria Escolar do Liceu, no Bloco F do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, levando cópias de RG, CPF (do responsável ou do aluno maior de 18 anos), certidão de nascimento (aluno menor de 18 anos), comprovante de residência e comprovante de escolaridade (declaração de matrícula ou certificado de conclusão), além de uma foto 3×4. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3232-1950.

O curso de Iniciação do Desenho e à Pintura para Crianças é destinado ao estudo e à prática dos fundamentos do desenho e pintura, com aulas lúdicas e didáticas, a fim de preparar as crianças para os demais cursos. Nas aulas, elas aprenderão os primeiros passos do desenho, com práticas de coordenação motora, noções de ponto, linha e plano, luz e sombra, estudos de cor e demais atividades recreativas, para estímulo de criatividade, percepção e habilidades individuais.

O curso de Caricatura para Iniciantes se destina ao público interessado na área de desenho de humor, que aprendem técnicas básicas relacionadas a esta modalidade de desenho, a partir de observação, reprodução e exercícios, passando pelo conteúdo teórico e histórico da caricatura.