MA

Histórico

O Museu de Arqueologia, instituído pelo Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, teve sua inauguração em 25 de março de 2009, de natureza eminentemente pedagógica apresenta evidências da cultura material de grupos humanos imemoriais que aqui viveram.

Provenientes de Sítios Arqueológicos do Estado do Amazonas, cujo seu maior objetivo é mostrar ao público visitante um pouco do conhecimento pré-colonial da perspectiva antropológica e artística, entre outras, dos povos que aqui viveram e legaram as mais diversas formas de expressão cultural. Complementados por banners com textos e fotos explicativas do “fazer arqueológico” em campo. O visitante se depara com algumas das técnicas adotadas numa escavação, e pode observar como estas evidências culturais destes povos extintos são encontradas pelos Arqueólogos, e alguns dos equipamentos usados por eles em campo.


Atividades e eventos

Materiais encontrados na Ponta Negra, que foram descobertos entre os anos de 1984 e 1985, fragmentos cerâmicos coletados por banhistas na Orla do Rio Negro, o qual totaliza 745 fragmentos.

Fragmentos cerâmicos do Sítio Miracanguerana, que localiza-se no Município de Manacapuru, descobertos no ano de 1983, coletados por moradores, totalizando 5.815 fragmentos

Estatueta Antropozoormorfa, cedida pelo Instituo Geográfico e Histórico do Amazonas- IGHA ao Museu de Arqueologia.

Atividades e eventos

O Museu de Arqueologia realiza eventos externos como as mostras itinerantes com materiais de caráter histórico, tanto em escolas ou espaços públicos. E participa da Semana Nacional de Museus que é realizado anualmente, sempre no mês de Maio, com dias a serem definidos pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus que é o órgão responsável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor.

Horário de funcionamento

A partir do dia 17 de janeiro de 2017, o Museu de Arqueolopgia passa a receber o grande público sempre das 9h às 14h, de terça a sexta-feira.

Entrada Franca

Endereço e contato

Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro

E-mail: arqueologia@culturamazonas.am.gov.br

demus@culturamazonas.am.gov.br

Tel/Fax (92) 3631-6047

Guia de visitação

Não é permitido fazer fotos (somente com autorização);

Não é permitido transitar com bebidas ou alimentos no ambiente interno

Estrutura Técnica

Não é permitido fazer fotos (somente com autorização)

Fotos somente com autorização da Assessoria de Comunicação

Guias para visita

Visitas guiadas

Lanchonete disponível

Lanchonetes disponíveis

Banheiros disponíveis para visitantes gdfhgdfghdfgdf

Banheiros disponíveis para visitantes

Acessibilidade para deficientes físico

Acessibilidade para deficientes físico, visual e auditivo