CULTURADOAM

Pesquisar

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta “Mosaico Russo” no Palácio Rio Negro

Foto: Tácio Melo

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresentará obras de compositores russos no Palácio da Justiça. O concerto “Mosaico Russo” será realizado na terça-feira (27/10), às 19h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1546, Centro). O evento gratuito é  promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e as vagas para prestigiar já foram preenchidas pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). 

O Palácio Rio Negro dispôs de um número reduzido de vagas para o concerto e adotou os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, com totens de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada do espaço. O uso de máscara será obrigatório para quem for ao evento. 

O concerto terá 45 minutos e vai contar com  12 músicos da OCA e, pela primeira vez, interpretará obras dos compositores Aleksandr Glazunov, Theodore Akimenko, Vasily Kalinnikov e Anton Arensky. O regente titular da orquestra, maestro Marcelo de Jesus, destaca que os compositores são dos períodos romantismo e pós-romantismo russo. 

“Este é um concerto de estreia da OCA, nenhuma dessas obras foi apresentada anteriormente e, por isso, reservamos duas semanas para ensaios”, diz. “A escolha destes nomes tem a proposta de, como diz o título do concerto, criar um mosaico sobre esse período da música russa. Como muitos de nossos integrantes têm origem russa e do leste europeu, é um repertório natural para eles”, comenta o maestro. 

Ainda segundo Marcelo de Jesus, o concerto terá uma segunda apresentação no Teatro Amazonas, em breve. “Neste primeiro evento, atendemos um público mais reduzido no Palácio Rio Negro e no Teatro, já teremos uma apresentação mais amadurecida para um público maior”, explica.

Você pode gostar