Palacete Provincial, Museu Casa Eduardo Ribeiro e Seringal Vila Paraíso na Semana Nacional de Museus

Publicado em: terça-feira, 16 de maio de 2017

Espaços mantidos pela Secretaria de Estado de Cultura promovem palestras, visitas guiadas e outras atividades na semana que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Palestras, visitas guiadas, contações de histórias e outras atividades fazem parte da programação do Palacete Provincial, do Museu Casa Eduardo Ribeiro e do Seringal Vila Paraíso na 15ª Semana Nacional de Museus, que este ano traz como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. A agenda especial nos espaços culturais mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, acontece a partir desta terça-feira (16) até o domingo (21).

No Amazonas, os museus cumprem um importante papel na difusão do conhecimento e da História, como destaca o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga. “Tivemos a sensibilidade de, em 20 anos de árduo esforço, não esquecer algo que é importantíssimo para a memória de uma sociedade: o museu. É por meio do museu que a sociedade entende a sua história. É dentro de um museu que adquirimos um olhar para o passado e uma reflexão sobre o presente e o futuro”, afirma.

A programação no Palacete Provincial acontece de terça a sábado, das 9h às 14h, com visitas guiadas em todos os cinco museus que funcionam no complexo cultural: o Museu Tiradentes, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), o Museu de Arqueologia, o Museu de Numismática Bernardo Ramos e a Pinacoteca do Estado do Amazonas.

No Museu Tiradentes, de terça a sábado, a visita é mediada, com apresentação de histórias da Polícia Militar focando a era medieval. Já no MISAM, de terça a sábado, acontecem exibições de filmes. Terça-feira (16) e quarta-feira (17), o Museu recebe uma apresentação sobre a técnica de fotografia com a máquina fotográfica “lambe-lambe”, nos séculos XIX e XX.

Ainda no MISAM, nos dias 20 e 27, sábado, das 9h às 11h, o fotógrafo Nilton Leal promove o Curso Prático de Fotografia para Celular. O curso é aberto ao público, e as inscrições são gratuitas e antecipadas no museu. Para cada turma, serão disponibilizadas 25 vagas, já incluso material.

A Pinacoteca do Estado do Amazonas, também de terça-feira a sábado, realiza visitas mediadas, com a apresentação do Clube da Madrugada, relembrando a sua influência na criação do museu de artes. Já no Museu de Numismática Bernardo Ramos, no mesmo período, também ocorrem visitas mediadas, com dinâmica de apresentação da famosa brincadeira “cara ou coroa”.

No Museu de Arqueologia, de terça a sábado, acontece uma ação educativa com o circuito “Fazer Arqueológico”, que traz apresentações de trabalhos de campo e laboratório técnico especializado ao público visitante. E nos dias 16 e 17, terça e quarta-feira, às 10h, o professor Mick Jone Nogueira realiza uma palestra sobre o trabalho desenvolvido por ele no campo da arqueologia.

 

Museu Casa Eduardo Ribeiro

No Museu Casa Eduardo Ribeiro, a programação começa na terça-feira com a Oficina de Iniciação Teatral, com o instrutor Elias Monteiro. A oficina é voltada para alunos entre 14 e 17 anos, e terá continuação na quinta-feira (18), das 8h às 11h da manhã, com 20 vagas.

Ainda na terça-feira, a partir das 13h, o Museu também recebe a palestra “O Ícone e o Personagem”, com o professor Frank James Brandão, da Fundação Bradesco Manaus. A palestra do professor falará a respeito da influência do Teatro nas pessoas da sociedade comum, enfatizando que, mesmo não sendo profissional da área, todos podem utilizar a atividade como fator estimulante de uma vida de boas experiências.

Na quarta-feira (17), o Museu realiza o Quizz Cultural com o Grupo da Melhor Idade Orquídeas, a partir das 9h. Também durante todo o horário de funcionamento, acontecem visitas mediadas com personagens caracterizados com figurino de época e degustação de chás.

Sexta-feira (19) é a vez da Sessão “Museu com Cinema”. A atividade é voltada para alunos de educação infantil, e acontece em dois horários diferentes: de 9h às 9h20, e de 9h30 às 9h50, e são esperados cerca de 40 alunos para cada horário da sessão.

De terça-feira a domingo (21), o Museu também contará com visitas mediadas, com personagens caracterizados com figurinos de época. As visitações acontecem no horário de 9h a 14h.

 

Museu do Seringal Vila Paraíso

Localizado no Igarapé São João, zona rural de Manaus, o Museu do Seringal também traz atividades durante a Semana de Museus. De terça-feira a domingo, o Museu realiza circuitos de visita guiada, apresentando o período do Ciclo da Borracha, com representação dos seringais de época.

Programação comemorativa

No ano de 1977, para celebrar o papel dos museus na sociedade, o Conselho Internacional de Museus criou o Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente no dia 18 de maio. E para comemorar a data, o Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura, promove anualmente a Semana Nacional de Museus, em torno da programação do dia 18 de maio. Este ano, a Semana acontece de 15 a 21 de maio.