PJ

Histórico

O Centro Cultural Palácio da Justiça é um patrimônio cultural do Estado do Amazonas, gerenciado pelo Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, destinado à visitação pública – como culto a nossa história – e, também, à promoção das artes, como espaços apropriados a exposições, espetáculos musicais, teatro, cinema, palestras, etc.

Obra centenária, concluída no início do Século XX para abrigar o Poder Judiciário, sua inauguração foi realizada em 21 de abril de 1900 no governo do Coronel José Cardoso Ramalho Júnior, tendo como presidente do Tribunal, o Desembargador Cézar do Rego Monteiro, mesmo sendo um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha, suas linhas estruturais seguem o estilo renascentista. Foi tombado como patrimônio histórico estadual em 1980 e, ao longo dos anos passou por várias obras de conservação e restauração, especialmente a realizada em 2001/02, sendo inaugurado como Centro Cultural Palácio da Justiça em junho de 2006, portanto merecendo cuidados específicos e atenção especial por partes daqueles que o utilizam.

Atividades desenvolvidas

Promove gratuitamente vasta e eclética programação cultural com exposições de arte de artistas locais, nacionais e internacionais, cinema, teatro, música, júri simulado realizado por estudantes dos cursos jurídicos, visitas guiadas às salas tradicionais do Palácio, como o Gabinete do Presidente, sala do Tribunal Pleno e sala do Tribunal do Júri. Todas com mobiliário de época. Abriga ainda um Gabinete de Leitura, que possui um acervo de 1.038 volumes constituído em sua maior parte por obras de Direito que podem ser consultadas.


Foto: Carla Lima

Horário de Funcionamento

De terça a sexta, das 9h às 14h, e domingo, das 9h às 13h.

Aviso: De acordo com a Portaria n° 140, publicada em 23 de dezembro de 2016, o Centro Cultural Palácio da Justiça funcionará apenas internamente e não atenderá o público, durante todo o mês de janeiro de 2017.

Para agendamentos de escolas, entrar em contato com a Central Pedagógica: 92 3215-4622

Acervos do Espaço

Todo mobiliário da época da inauguração e mobiliário adequado para as

necessidades atuais do espaço, além do acervo de livros jurídicos.

Guia de Visitas

O Palácio é aberto à visitação pública e tem como objetivo mostrar a casa do judiciário com seu mobiliário de época e a nossa historia. Como também é voltado à promoção das artes, com espaços apropriados a exposições, espetáculos musicais, teatro, cinema, palestras, etc.

Imagem de Amostra do You Tube

Eventos Realizados

O Centro Cultural Palácio da Justiça está aberto para exposições temporárias e permanentes nacionais e internacionais, dispõe de 07 salas para esse fim, localizadas no andar térreo do prédio, bem como, para utilização de serviços de coquetel, lançamentos de livros etc.

Nos últimos 5 anos recebemos no Centro Cultural exposições nacionais, internacionais e locais, como:

“Camille Claudel – na sombra de Rodin”.

100 x La France.

Jeunesse Dorée.

Lês Derniers Mineurs de Charbon.

A arte brasileira na coleção Lily Marinho.

5 Visões da Arte Venezuelana no Brasil.

Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil.

Reino de Personagens do Japão.

Um Olhar Quase Caboclo de Pedro Falabella.

Responsável
Diretora: Ângela Simões

Contato

Telefone/Fax: 92 3248-1844

E-mail: adm.ccpj@culturamazonas.am.gov.br

Estrutura Técnica

Localização