PAB

histórico

A Praça Antônio Bittencourt, popularmente mais conhecida como Praça do Congresso referência direta ao 1º Congresso Eucarístico Diocesano de Manaus e a comemoração dos cinquenta anos de criação do Bispado do Amazonas, realizado neste logradouro em junho de 1942.

Inicialmente conhecida como Largo do Paiçandu, em seguida como Praça Cinco de Setembro, recebendo seu nome atual em homenagem ao político renomado da época Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt. Foi reinaugurado no dia 02 de Dezembro de 2012, pelo Governador Omar Aziz, através da Secretaria de Cultura. Situada entre as Ruas da Constituição, Rua Ramos Ferreira e Rua Monsenhor Coutinho.

No seu entrono encontra-se o Instituto de Educação do Amazonas – IEA, Instituto Benjamin Constant, prédio sede dos Correios onde antes funcionava o Departamento de Saúde Pública e na esquina da Rua Monsenhor Coutinho com Av. Eduardo Ribeiro o Ideal Clube, de imponente arquitetura.

A Praça tem sido logradouro para grandes festejos populares, cívicos, políticos e religiosos. A Praça serviu também para as solenidades cívicas de abertura da Semana da Pátria, solenidades comemorativas do Fogo Simbólico da Pátria, evento relativo à Semana Nacional de Trânsito, ponto de concentração de demonstração de bandas marciais escolares do Instituto de Educação, do Instituto Benjamin Constant, do Colégio Brasileiro e do Colégio Dom Bosco, posse do Governador Gilberto Mestrinho, realização do Comício das Diretas Já, ponto de concentração dos desfiles carnavalescos, de desfiles escolares comemorativos do Dia do Amazonas, e de eventos sociais e desportivos.

Estrutura

Na Praça Antônio Bittencourt de frente para o prédio do Instituto de Educação do Amazonas, está o Monumento de Nossa Senhora da Conceição, referência ao 1º Congresso Eucarístico Diocesano de Manaus e a comemoração dos cinquenta anos de criação do Bispado do Amazonas, realizado neste logradouro em julho de 1942. Ao centro tem edificado o mastro com a Bandeira Nacional, de frente para Av. Eduardo Ribeiro está o mapa da Manaus antiga, o busto em bronze homenagem ao Governador Eduardo Ribeiro e cilindro (garrafa) que alimentava a iluminação na época a gás, da Av. Eduardo Ribeiro.

A Praça Antônio Bittencourt é formada por quatro ilhas (jardins), sendo suas vias em piso de pedras tipo arenito, bancos de concretos, bolas limítrofes, guia para deficientes visuais localizadas nas calçadas das quatro ilhas, rampas para cadeirantes, sistema de sonorização, iluminação e hidráulica, bancas de revista X9, Tacacá da Baiana e Sebo.


Fotos: Airton Amorim

Eventos

Atualmente é desenvolvida atividades culturais, agendadas pela Central de Programação desta Secretaria de Cultura, sendo realizada todos os finais de semana, com o Projeto Circo na Praça e Brincadeiras de Crianças, no horário das 18h até as 20h.

Na Primeira Quarta feira de cada mês, em parceria com o Comando Militar da Amazônia – CMA, acontece as 08h o evento denominado Momento Cívico, que busca resgatar o sentimento de patriotismo, prestigiando o respeito pela Bandeira e o Hino Nacional do Brasil, com a presença de autoridades militares, civis e alunos das escolas das redes públicas e particulares.

A partir deste mês de Fevereiro, com a parceria da Secretaria de Cultura e o Clube do Fusca, é realizado no terceiro Domingo de cada mês, o encontro com exposições de automóveis do Clube do Fusca e carros antigos, no horário das 08h até as 14h.

No mês de dezembro acontece a tradicional montagem da árvore de Natal que vai até o dia 06 de janeiro do ano seguinte.

Localização