Editorial Revista Ribeirinhos

Ribeirinhos-Banner

A Revista Ribeirinhos foi criada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, para fomentar a produção e divulgação de artigos e de obras literárias como crônicas, poesias, resenhas, contos, além de depoimentos e matérias como entrevistas relacionadas às questões sobre o Amazonas e Região Amazônica.

A Revista Ribeirinhos, de publicação bimestral, pretende ser um espaço democrático para a publicação de produções de autores amazonenses ou residentes no Estado, tendo como política editorial receber títulos ligados ao Amazonas e Região Amazônica, referentes à história e cultura.

A Ribeirinhos não tem cunho político/partidário e por isso não serão publicados assuntos referentes ao mesmo, com exceção de peças que acrescentem à história do Amazonas informações relevantes, que tenham notoriedade ou de comprovada veracidade.

SELEÇÃO DE TEXTOS:

Os textos recebidos só serão publicados após serem avaliados pelo conselho editorial da revista, que trará matérias sobre arte, cultura, turismo, antropologia, arqueologia, sociologia, filosofia, entre outros que tenham ligação com o Amazonas e Região Amazônica. Serão recebidos desde comentários sobre livros, espaços culturais, artes, divulgação de artigos e outros.

POR QUE RIBEIRINHOS?

O nome “Ribeirinhos” faz referência aos povos que vivem nas beiras dos rios da região Amazônica. Portanto, os escritores e leitores seriam metaforicamente os ribeirinhos. “Ribeirinhos” também é uma aliteração, que possui não só valor simbólico, como também sonoridade distinta.

COMO SER UM COLABORADOR:

Os interessados devem enviar seus textos (entre artigos, crônicas, poesias e outros) para o e-mail revistaribeirinhos@gmail.com

Artigos devem vir anexados no formato WORD e PDF com no máximo 20 páginas, incluindo tabelas, quadros e figuras, deve ser redigido em língua portuguesa, utilizando Word for Windows ou compatível, seguindo o modelo respectivo.

MODELOS:

Modelo para artigos da Revista Ribeirinhos – AE

Modelo de Poesia

Modelo Crônica

Modelo Conto

Modelo Entrevista

Modelo Depoimentos

Modelo de Resenha