Spok Quinteto exibe alegria e virtuosismo do frevo pernambucano em show nesta quarta-feira

Publicado em: quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Última atração da agenda do Festival Música na Estrada em Manaus, versão concisa da SpokFrevo Orquestra, de Recife, faz apresentação única no Teatro Amazonas

Spok Quinteto apresenta hits do Carnaval do Recife e composições autorais da SpokFrevo Orquestra. Foto: Divulgação

A alegria contagiante do frevo pernambucano se espalha pelo Teatro Amazonas com o show do Spok Quinteto, nesta quarta-feira, dia 6, às 20h. Versão concisa da festejada SpokFrevo Orquestra, de Recife, o conjunto musical se apresenta em Manaus com o espetáculo “Sotaque Pernambucano”, última atração na agenda do 7º Festival Música na Estrada na capital amazonense. A entrada é gratuita.

O Festival Música na Estrada é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com correalização da Kommitment Produções Artísticas e da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC). O Festival é apresentado pela Caixa Seguradora, conta com patrocínio máster do BNDES e patrocínio da instituição de ensino superior Estácio.

No palco do Teatro Amazonas, o Maestro Spok e seus companheiros, Renato Bandeira, Beto Hortis, Hélio Silva e Adelson Silva, embalam a plateia de Manaus com seus metais em ritmo acelerado, trazendo uma seleção musical com melhor do frevo de Pernambuco. No repertório, hits do Carnaval do Recife, como “Último dia” e “Três da tarde”, surgem ao lado de composições autorais da SpokFrevo, entre elas “Moraes é frevo” e “Capibarizando”.

“O frevo sempre foi feito para a folia, para fazer a festa. Mas, no nosso trabalho, buscamos mostrar o frevo não como trilha sonora, mas como ator principal”, destaca o Maestro Spok, como é mais conhecido o fundador e diretor musical do conjunto, Inaldo Cavalcante de Albuquerque.

À frente da SpokFrevo, o músico e seus companheiros se dedicam a difundir a musicalidade do frevo pelo Brasil e pelo mundo. “Sempre fomos apaixonados pelo frevo, eu particularmente, e idealizamos levar essa música que nascemos ouvindo no meio da rua e para os palcos”, afirma Spok. “De lá para viemos realizando esse sonho de levar o frevo a lugares cada vez mais distantes, como faremos agora com o show em Manaus”.

Surgida no Recife, em 2003, a SpokFrevo Orquestra leva a tradição do frevo para o palco, apostando na excelência musical e no profundo conhecimento do ritmo pernambucano para destacar sua originalidade e versatilidade. O conjunto, formado por 17 músicos, fez concertos em eventos de peso, como o encerramento dos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro. Em 2008, realizou sua primeira grande turnê europeia, e hoje tem no currículo shows em 15 países da Europa, Ásia e África.

Oficinas
Fora do palco, instrumentistas do Spok Quinteto vão compartilhar seu talento com os músicos locais em duas formações promovidas pelo Música na Estrada. São eles Renato Bandeira e Adelson Silva, que comandam respectivamente oficinas de Guitarra e de Bateria. Ambas as atividades acontecem nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 17h, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro).

As oficinas são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas por meio do site do Festival Música na Estrada (http://musicanaestrada.art.br). As formações têm vagas limitadas para até 20 participantes, cada.

Ficha técnica
Spok Quinteto – Show “Sotaque pernambucano”

Spok – Direção musical, saxofone e voz
Renato Bandeira – Viola e guitarra
Beto Hortis – Sanfona
Hélio Silva – Baixo
Adelson Silva – Bateria

Serviço: Spok Quinteto – Festival Música na Estrada
Onde: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Data/hora: Quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 20h
Entrada: Gratuita